O Google Play Protect é um programa do sistema operacional Android que funciona como um antivírus. Desenvolvido pelo Google, ele analisa todos os aplicativos instalados a procura de ameaças capazes de interferir no desempenho do aparelho. Pode ser um vírus atrelado a um app, um malware ou um comportamento estranho. Ao encontrar algo, ele envia um alerta para o usuário.

O rastreamento é feito tanto em apps baixados pela Play Store quanto em APKs (formato de arquivos de apps) baixados fora da loja da empresa. É importante notar que a ferramenta analisa apenas se há apps maliciosos, portanto não se trata de uma solução de antivírus completa.

Para ter acesso ao Google Play Protect, é necessário ter o Android atualizado. Ele, geralmente, é instalado ao atualizar o Google Play Services, presente em todos os dispositivos com o sistema operacional móvel do Google.

Para verificar se foi encontrado algo nocivo ou se o recurso está ativado, basta seguir o tutorial a seguir. Vale lembrar que o passo a passo pode variar dependendo de seu dispositivo. Este foi realizado em celulares Samsung e Motorola.

Fonte UOL Tecnologia